segunda-feira, 11 de março de 2013

TEMAS DE PROJETOS


SUGESTÕES DE PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
- OS PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL  DEVEM LEVAR EM CONTA  AS NECESSIDADES E INTERESSES DA TURMA,  COM  TEMAS CONCRETOS, DELIMITADOS E CLAROS.
No inicio do ano geralmente começa-se com temas relacionados a socialização da criança ao espaço do Centro de Educação Infantil, a nova turma, a nova professora com  a construção dos combinados, a identidade a amizade, a rotina etc...
TEMAS - CONTEÚDOS
# IDENTIDADE – NOME- QUEM SOU EU – FAMILIA – ESCOLA – AMIZADE
# AUTONOMIA – ROTINA
# CORPO HUMANO/ NECESSIDADES BÁSICAS
        #SAÚDE     # ALIMENTAÇÃO
# A CASA/MORADIA
ANIMAIS SELVAGENS

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
# MEIOS DE TRANSPORTES- TRÂNSITO

ANIMAIS  PRÉ-HISTÓRICOS
             #  MEIOS DE COMUNICAÇÃO

ANIMAIS
# PROFISSÕES















ANIMAIS AQUÁTICOS
# MEIO AMBIENTE 











LIXO E RECICLAGEM



PLANTAS

AS FLORES/O JARDIM




PLANTAS MEDICINAIS

 




AS   ARVORES



PARTES  E  UTILIDADE
 












A LITERATURA INFANTIL É MUITO AMPLA...É PRECISO DELIMITAR O QUE TRABALHAR:
          OS CLASSICOS, PRINCIPES E PRINCESAS, PERSONAGENS ENCANTADOS, UM CASTELO DE HISTÓRIAS, OS CONTOS DE FADAS,  BICHOS E BRUXAS E OS MEDOS, VIAJANDO NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO...
           TAMBÉM PODE SE TRABALHAR AUTORES COMO  MONTEIRO LOBATO,  ANA MARIA MACHADO, ZIRALDO E OUTRAS COLEÇÕES DE HISTÓRIAS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE ATIVIDADES, COMO: COLEÇÃO VALORES DA EDITORA SCIPIONE, A COLEÇÃO MUNDINHO, A COLEÇÃO DOS PINGOS  E OUTRAS QUE SERÃO SUGERIDAS POSTERIORMENTE.

As  Datas Comemorativas podem ser trabalhadas paralelas aos projetos.
É PRECISO TRABALHAR TAMBÉM O CONSUMISMO  QUE ESTA RELACIONADO Á ALGUMAS DATAS, TÃO PRESENTE NA SOCIEDADE E NO DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS...
ATÉ POR UMA  QUESTÃO DE LIMITES  QUE MUITAS CRIANÇAS NÃO TEM E QUE OS PAIS AS VEZES NÃO IMPÕE.
MAIS ALGUMAS DATAS
·           DIA DA MULHER
·           CARNAVAL
·           PÁCOA
·           INDIO
·           DIA DAS MÃES
·           FOLCLORE : FESTAS FOLCLÓRICAS COMO: SÃO JOÃO,BRINCADEIRAS E JOGOS,  MITOS E LENDAS, COMIDAS TIPICAS...
·           DIA DO ÍNDIO
·           DIA DOS PAIS
·           INDEPENDENCIA
·           ESTAÇÕES DO ANO
·           DIA DAS CRIANÇAS
·           NATAL

JOGOS E BRINCADEIRAS:
Algumas sugestões que ajudarão a utilizar os jogos e brincadeiras de forma mais adequada e proveitosa NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
a)      Defina, de forma clara e precisa, os objetivos a serem atingidos com a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras podem ser usados para adquirir determinados conhecimentos (conceitos, princípios e informações), para praticar certas habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais ao conteúdo fixado.
b)      Determine os conteúdos que serão abordados ou fixados através da aprendizagem pelo jogo ou pela brincadeira.
c)        Formule as regras de forma clara e precisa para que não dêem margem de dúvidas.
d)       Especifique os recursos ou materiais que serão usados durante a realização do jogo ou brincadeira, preparando-os com antecedência ou verificando se estão completos e em perfeito estado para serem utilizados.
e)       Explique aos alunos, oralmente ou por escrito, as regras do jogo ou brincadeira, transmitindo instruções claras e objetivas, de modo que todos entendam o que é para ser feito ou como proceder.
f)         Permita a participação, a motivação e estimulação de todos os integrantes do grupo ou equipe.
g)      Como qualquer aula, os jogos e brincadeiras também devem ser planejados. O trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação; ajuda a prever e superar dificuldades e contribui para consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e eficiência da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário