SUGESTÕES DE PROJETOS PARA
A EDUCAÇÃO INFANTIL:
- OS PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM LEVAR EM CONTA AS NECESSIDADES E INTERESSES DA TURMA, COM
TEMAS CONCRETOS, DELIMITADOS E CLAROS.
No
inicio do ano geralmente começa-se com temas relacionados a socialização da
criança ao espaço do Centro de Educação Infantil, a nova turma, a nova
professora com a construção dos
combinados, a identidade a amizade, a rotina etc...
TEMAS
- CONTEÚDOS
# IDENTIDADE – NOME- QUEM SOU EU – FAMILIA – ESCOLA –
AMIZADE
# AUTONOMIA – ROTINA
# CORPO HUMANO/ NECESSIDADES BÁSICAS
#SAÚDE # ALIMENTAÇÃO
# A CASA/MORADIA
ANIMAIS SELVAGENS
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ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
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ANIMAIS
PRÉ-HISTÓRICOS
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ANIMAIS
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ANIMAIS AQUÁTICOS
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LIXO E RECICLAGEM
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PLANTAS
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AS FLORES/O JARDIM
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PLANTAS MEDICINAIS
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AS ARVORES
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PARTES E UTILIDADE
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A LITERATURA INFANTIL É MUITO AMPLA...É
PRECISO DELIMITAR O QUE TRABALHAR:
OS CLASSICOS, PRINCIPES E PRINCESAS,
PERSONAGENS ENCANTADOS, UM CASTELO DE HISTÓRIAS, OS CONTOS DE FADAS, BICHOS E BRUXAS E OS MEDOS, VIAJANDO NO MUNDO
DA IMAGINAÇÃO...
TAMBÉM PODE SE TRABALHAR AUTORES COMO
MONTEIRO LOBATO, ANA MARIA MACHADO, ZIRALDO E OUTRAS COLEÇÕES
DE HISTÓRIAS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE ATIVIDADES, COMO: COLEÇÃO
VALORES DA EDITORA SCIPIONE, A COLEÇÃO MUNDINHO, A COLEÇÃO DOS PINGOS E OUTRAS QUE SERÃO SUGERIDAS POSTERIORMENTE.
As Datas Comemorativas
podem ser trabalhadas paralelas aos projetos.
É PRECISO
TRABALHAR TAMBÉM O CONSUMISMO QUE ESTA
RELACIONADO Á ALGUMAS DATAS, TÃO PRESENTE NA SOCIEDADE E NO DIA-A-DIA DAS
CRIANÇAS...
ATÉ POR
UMA QUESTÃO DE LIMITES QUE MUITAS CRIANÇAS NÃO TEM E QUE OS PAIS AS VEZES
NÃO IMPÕE.
MAIS ALGUMAS
DATAS
·
DIA DA MULHER
·
CARNAVAL
·
PÁCOA
·
INDIO
·
DIA DAS MÃES
·
FOLCLORE : FESTAS FOLCLÓRICAS
COMO: SÃO JOÃO,BRINCADEIRAS E JOGOS, MITOS E LENDAS, COMIDAS TIPICAS...
·
DIA DO ÍNDIO
·
DIA DOS PAIS
·
INDEPENDENCIA
·
ESTAÇÕES DO ANO
·
DIA DAS CRIANÇAS
·
NATAL
JOGOS E BRINCADEIRAS:
Algumas sugestões que ajudarão a utilizar os jogos e
brincadeiras de forma mais adequada e proveitosa NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
a) Defina, de forma clara e precisa, os objetivos a serem
atingidos com a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras podem ser usados para
adquirir determinados conhecimentos (conceitos, princípios e informações), para
praticar certas habilidades cognitivas e para aplicar algumas operações mentais
ao conteúdo fixado.
b)
Determine os conteúdos que
serão abordados ou fixados através da aprendizagem pelo jogo ou pela
brincadeira.
c)
Formule as regras de forma clara e precisa
para que não dêem margem de dúvidas.
d)
Especifique os recursos ou materiais que serão
usados durante a realização do jogo ou brincadeira, preparando-os com
antecedência ou verificando se estão completos e em perfeito estado para serem
utilizados.
e)
Explique aos alunos, oralmente ou por escrito,
as regras do jogo ou brincadeira, transmitindo instruções claras e objetivas,
de modo que todos entendam o que é para ser feito ou como proceder.
f)
Permita a participação, a motivação e
estimulação de todos os integrantes do grupo ou equipe.
g)
Como qualquer aula, os jogos e
brincadeiras também devem ser planejados. O trabalho planejado é importante e
necessário porque evita a improvisação; ajuda a prever e superar dificuldades e
contribui para consecução dos objetivos estabelecidos com economia de tempo e
eficiência da ação.
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