domingo, 10 de março de 2013

ETAPAS DE UM PROJETO...

Passos básicos para a construção de um projeto



Projeto e/ou Plano de Aula:

           Geralmente o que o professor precisa ter em mente quando vai fazer um projeto para a Educação infantil é o diagnóstico da turma... eu não posso planejar sem conhecer as crianças com as quais irei colocar em prática o projeto.
Qual o nível de desenvolvimento que tem esta turma?
O interesse da criança também deve ser levado em conta.
É preciso  fazer a identificação da turma/a faixa etária a qual será destinado este projeto  e o período que vai levar para aplicar o mesmo.  Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do tema escolhido;
É preciso  identificar o projeto para situar as pessoas que vão ler se as atividades previstas estão de acordo com a faixa etária. E também se o período previsto vai dar conta do que foi planejado.


1º Passo: Tema
Escolha um tema;
Justifique de forma clara porque deste tema, não enfeite muito e não use argumentos desnecessários, fale da importância do tema para aquela turma, naquele momento o quanto pode contribuir e construir conhecimento sobre o assunto. Não quer dizer que a criança já não tem um conhecimento prévio sobre o tema..
 “ a criança vem pra escola com um conhecimento prévio, se você perguntar ela vai falar algo sobre o assunto o tema que você pretende trabalhar, o que cabe aqui é o professor aprimorar,  trabalhar com ela o conhecimento cientifico de forma lúdica, eu pessoalmente sou contra a escolarização precoce . A criança deve viver cada fase de sua vida e o brincar é fundamental, essencial e indispensável na educação infantil.  Não quero dizer que não se deve ensinar letras e números nesta fase, mas que o conteúdo deve estar contextualizado de forma lúdica na rotina da criança no Centro de Educação Infantil.

2º Passo: Fazer os objetivos:
O geral e os específicos.

          Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você  quer alcançar com as crianças, o quê?
O objetivo geral eu faço para atingir o que eu quero com aquele tema.
Os específicos serão para a aula, você coloca no projeto maior e quando for fazer o plano de aula ele será esmiuçado, pois muitas vezes um objetivo específico engloba mais de uma atividade e também pode ir além de uma aula para ser concretizado.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ...
- Articular o...
- Despertar o ....
- Instigar o .....;etc

4º Passo: Conteúdos-
COMO A EDUCAÇÃO INFANTIL  é  INTERDISCIPLINAR NãO é SEPARADA POR DISCIPLINAS AQUI ENGLOBAM TODOS OS CONTEUDOS DAS LINGUAGENS ENVOLVIDAS COMO: Matemática, oral e escrita, artística, a natureza e sociedade (ciências e estudos sociais) e a educação física ou seja o movimento o desenvolvimento físico/motor.


5º Passo: Desenvolvimento- as atividades -
           Aqui é o momento de efetivar a construção do novo conhecimento você vai colocar as suas ideias,  de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, para a criança construir o conhecimento cientifico/teórico em cima do que já sabe.
Ciente que na educação infantil é através do lúdico que você terá melhores resultados. SOU DE ACORDO QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO.


6º Passo: Avaliação
         Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Que conceitos ela conseguiu absorver e colocar em prática. Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido pela criança durante o projeto. Faça registro do que deu certo, do que você faria diferente e na avaliação da criança as observações feitas da participação, das manifestações, dos comentários de cada uma,  de como ela agiu durante as atividades são subsídios importantes para um próximo projeto e para avaliar ela própria.

7º Passo: Recursos
        São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: livros de histórias, CD E DVDs, materiais recicláveis, materiais didáticos etc.;
Você pode fazer uma lista das histórias e filmes que vai usar, das musicas e cantos, das brincadeiras etc..


AS REFERENCIAS GERALMENTE SÃO PARA PESQUISA DO PROFESSOR SOBRE O ASSUNTO
   

OBS: Cabe lembrar que as instituições não seguem todas os mesmos passos, dependem dos autores que as embasam do currículo que seguem e as públicas e privadas também tem suas especificidades.




2 comentários: