quinta-feira, 4 de abril de 2013

TRABALHANDO O CORPO...

        NOSSO CORPO....


Justificativa:
   Justifica-se este projeto por constatar através de observações que as crianças não conseguem se organizar nas rotinas e nas atividades em grupos, o que gera alguns conflitos para impor vontades e idéias através de atitudes que machucam o corpo do colega como beliscões, empurrões, tapas, mordidas etc..A construção da educação corporal pelo e para o lúdico deve respeitar à diversidade dos desejos e necessidades de um grupo, trabalhando o respeito ao corpo do outro, isso só vai acontecer através do conhecimento, da repetição, da experimentação e da vivencia de situações problemas que exijam a solução  para conviver em grupo. Diante disso faz-se necessário trabalhar conceitos e conhecimento num ambiente de respeito, socialização sem criar conflitos com os colegas por qualquer motivo onde respeitem as regras e combinados, buscando assim que as crianças adquiram segurança em suas próprias capacidades expressivas, visando as múltiplas oportunidades para a aprendizagem de forma lúdica, expressiva e prazerosa.

OBJETIVO GERAL:
       Criar possibilidades de aprendizagem onde a criança possa reconhecer-se como pessoa, perceber o seu corpo ampliando a imagem global e as funções de suas partes, 
interagindo com o outro de forma respeitosa, valorizando o que cada um consegue fazer diante de suas limitações envolvendo as crianças e a família no trabalho da escola. 



OBJETIVOS:
- Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
- Vivenciar atividades que envolvam o corpo humano como um todo;
- Identificar os cuidados de higiene que se deve ter com o corpo;
- Explorar a expressão corporal através de músicas e brincadeiras;
- Associar as fases do crescimento humano com a matemática;
- Estimular a autoestima e a afetividade;
- Promover momentos lúdicos de integração, através das brincadeiras;
- Reforçar a percepção do corpo como instrumento de expressão e comunicação com o outro;
- Desenvolver a percepção tátil, auditiva, olfativa e visual através de atividades lúdicas;
- Incentivar  a autonomia da criança em hábitos de higiene, no vestir-se etc..;
- Oportunizar oficinas com opções de diferentes  atividades para que a criança possa fazer escolhas e tomar decisões;
- Estimular a oralidade;
-


CONTEÚDOS:

- Partes do corpo humano;
- Estrutura corporal (esqueleto)
- Higiene corporal;
- Características físicas do menino e da menina;
- Diferenças e semelhanças;
- Tamanhos e quantidades;
- Órgãos do sentido;
- Autonomia e criatividade
- Linguagem oral;
- Expressão corporal;


ATIVIDADES:

- Iniciar as atividades na roda da conversa possibilitando que as crianças se observem e observem os colegas no espelho fazendo questionamento sobre as características de cada um, depois no grande grupo perguntar quem é o mais alto, o mais baixo, a mais gordo, a mais magra, quem tem o cabelo mais curto ou mais comprido e outras características podendo usar características físicas  para separar pequenos grupos...
- Estes grupos podem sentar junto para fazer o desenho do seu corpo usando lápis de cor, a partir do desenho o professor pode analisar o conceito que a criança tem do corpo;
- Trabalhar cantos e músicas que falam do tema onde a criança pode ir indicando em seu  próprio corpo ou no corpo do colega as partes que a música vai indicando como: Conheço um jacaré, Cabeça, ombro, joelho e pé,  Fui no mercado, Meu boneco de lata e outras
- Desenhar em papel pardo o contorno do corpo da criança e expor na sala e a cada conceito trabalhado a criança pode completar o que falta no desenho, se possível fotografar como ficou o primeiro contorno e no final do projeto como  está para  avaliar o quanto a criança conseguiu ampliar sua visão sobre o esquema corporal;
- Construir quebra cabeça com figuras de corpo humano onde possibilite trocar partes como o exemplo;
e a criança possa brincar criando seus personagens;

- Montar painéis com recorte e colagem de  figuras de diferentes pessoas; crianças adultos, negros, brancos, mal trapilhos, bem vestidos, homens, mulheres etc, onde as crianças observem as semelhanças e as  diferenças incentivando o respeito ao outro;
- Assistir o filme As aventuras de Severino  curioso e Maria Sabida e o corpo Humano;






Os órgão do sentido:

Você sabe o que são e quais são os órgão do sentido?

Nosso contato com o mundo a nossa volta é feito através dos nosso sentidos. Os sentidos são 5 e eles ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia.

                                           Vamos conhecer um pouco cada um?

Olfato
Tudo que sentimos com o nariz fica sob responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.

 Visão
É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e gibis que lemos, e etc.

 
Audição

Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.

Tato
É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.

Paladar
É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente...



- CONSTRUIR FANTOCHES COM O DESENHO DAS MÃOS DAS CRIANÇAS. EX:




- Brincadeiras com o corpo (Ponte, Casa, Avião etc..)

- Confecções DE BONECOS COM FIGURAS GEOMÉTRICAS,
- Construir jogos da memória com partes do corpo,
- Oficina da maquiagem e mimicas,
- Músicas sobre o corpo:
* Cabeça, ombro, joelho e pé;
* Palminhas, palminhas...
* Conheço um jacaré;
* Meu boneco de lata;
* Criança feliz;
* Quando eu era nenem, nenem...
* O sapo não lava o pé;
* cuidado  mãozinha o que faz;
* e outras conforme o gosto da turma a professora pode fazer adaptações.

Filmes e Videos que podem  ser adequados ao tema...

- Cantando com o corpo;
- A menina e o porquinho;
- Em busca do vale encantado;
- Spider a adoravel familia;




Historias :




Cantigas e Brincadeiras.....








2 comentários: